ENTREVISTAS: InspAção mostra mulheres que transformam vidas

ENTREVISTAS: InspAção mostra mulheres que transformam vidas

Fotos Reprodução

Veiculado na rádio CDN, na TV Diário e no Youtube do Diário, o InspirAção é um projeto de valorização das mulheres desenvolvido pela mentoria da jornalista Fabiana Sparremberger, em parceria com a produtora Santa Maria. No programa semanal, a diretora de Jornalismo do Grupo Diário traz à tona histórias de mulheres que foram inspiradas por outras mulheres que mudaram realidades.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


- Além da trajetória da convidada, estamos revelando histórias espetaculares de força, coragem, superação e resiliência de mulheres que transformaram muitas vidas. Tem sido um inventário de narrativas femininas que servem de motivação para buscarmos ainda mais espaço e voz. Santa Maria precisa reverenciar e honrar essas mulheres, e é este propósito que assumi com o InspirAção – afirma Fabiana.


O último episódio, veiculado na terça, trouxe as mulheres inspiradoras da vida da jornalista Carolina Carvalho. Antes dela, outras cinco entrevistadas estiveram frente a frente com Fabiana. São elas: Martha Adaime, vice-reitoria da UFSM; Anny Desconzi, ex-procuradora jurídica do município; Rafaela Galvão, diretora Dale Carnegie; Ruth Sopher Pereyron, diretora do Theatro Treze de Maio; e Cristina Bitencurt Ribeiro, coordenadora-geral da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena). Para assistir, acesse o QRcode de cada episódio.


Inspiradas & inspiradoras

Martha Adaime - A primeira mulher a assumir a vice-reitoria da UFSM trouxe a história inspiradora da mãe, das primeiras professoras de colégio, da orientadora do mestrado e doutorado e de colegas e amigas que marcaram sua trajetória na docência. Martha confessou que sua primeira cola foi aos 4 anos, que pulou 3 vezes de ano na vida escolar/acadêmica entre outras histórias para lá de divertidas.

Anny Desconzi - O segundo episódio contou com a  procuradora jurídica do município de Santa Maria durante a gestão de seis prefeitos. Anny compartilhou o legado das mulheres fortes da família: as bisavós, as avós e a mãe. Contou que a bisavó paterna "pulava a cerca todo dia" e avisava o marido: "tu dormes, e nesta casa tem machado". Além disso, confessou que trabalhou com homem que não falava com mulher.

Rafaela Galvão - Aos 27 anos, ela já treinou mais de 600 pessoas. Aos 25 anos, foi a primeira mulher no Brasil a ser diretora de uma Dale Carnegie, uma franquia mundial de treinamentos. No terceiro episódio do InspirAção, Rafaela confessa que na escola brigava de puxar os cabelos, era suspensa e "convidada" a se retirar do colégio. Entre as mulheres que inspiraram sua história, uma transformou sua vida após uma oração.

Ruth Sopher Pereyron - Que a diretora do Theatro Treze de Maio é uma mulher que orgulha muito Santa Maria, todos sabem! Mas e quais foram as mulheres que influenciaram sua construção e inspiraram sua trajetória, além da mãe, Eva Sopher? E entre as artistas famosas que pisaram no palco do Treze, quais as mais admiradas e que mantêm o vínculo até hoje? Ruth revelou também histórias inusitadas, como as madrugadas em que passava tirando sangue da jugular de ovelhinhas (?!).

Cristina Bitencourt Ribeiro - Uma história de muita superação – e para lá de inspiradora – marcou o quinto episódio. Fundadora e coordenadora-geral da Associação Santa-Mariense de Esportes Náuticos (Asena) e uma mulher protagonista da própria história, Cristina relembra da infância numa casa sem água encanada nem energia elétrica e dos tempos em que vendia rapaduras, carregando junto os filhos - Givago e Gilvan Ribeiro, canoístas que tanto orgulham Santa Maria. Trabalhou como babá, vendedora de loja e ajudante de costureira, ingressando no sonhado Ensino Superior aos 45 anos. Passou no vestibular para Educação Física em terceiro lugar e se formou cinco anos depois.  

Carolina Carvalho -

A jornalista e assessora de comunicação foi editora-chefe do Diário de Santa Maria, onde trabalhou por 14 anos. Além da inspiração que a mãe Sônia imprimiu no seu DNA, Carol traz para a conversa três mulheres que a conduziram no início da sua "segunda vida". Há pouco mais de um ano, a jornalista foi vítima da síndrome de Guillain Barré e ficou 20 dias internada no hospital, 7 deles - lúcida - em uma UTI. No sexto episódio, você conhece as histórias da fonoaudióloga Luiza, da fisioterapeuta Priscila e da cirurgiã-dentista Manuela e se emociona com uma mãe que sonhava com o dia em que beijaria novamente o filho.  


PARA ACOMPANHAR

TV Diário:

  • Terça - 22h às 23h (episódio inédito)
  • Quinta - 14h às 15h (reprise)

Rádio CDN:

  • Sábado - 21h às 22h (inédito)
  • Domingo - 16h às 17h (reprise)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

leitor@diariosm.com.br

TENDÊNCIA: Espelhos com personalidade, por Camila Cunha, Anterior

TENDÊNCIA: Espelhos com personalidade, por Camila Cunha,

ENTREVISTA: Balé Clássico na soma das paixões, com Bia Isaia Próximo

ENTREVISTA: Balé Clássico na soma das paixões, com Bia Isaia